A admiração pelo piloto, segundo Cláudio, vem desde o início de sua participação na Fórmula 1, mas destaca que as atitudes e a personalidade de Ayrton Senna foram os aspectos que mais chamaram sua atenção. O legado que o piloto brasileiro deixou fora das pistas foi o principal motivo que o levou a homenageá-lo.
Cláudio diz que já perdeu a conta de quantos capacetes foram produzidos, pois todos são doados para aqueles que, como ele, são fãs de Senna. Um dos capacetes já foi enviado até para a Suíça. Isso depois de encontrar um português, também fã do piloto, que o viu usando uma camisa com o sobrenome de Ayrton.
Além do capacete, Cláudio Pacheco reproduz alguns modelos de carros de Fórmula 1 que foram pilotados por Senna. "Agora, quero construir um veículo em tamanho natural, em fibra de vidro, para que possa expor junto ao manequim e aos capacetes", conta.
Em sua casa, um verdadeiro museu do grande ídolo brasileiro, entre inúmeros objetos, ele guarda com carinho um livro, com toda a história de Senna, com cópias de documentos e fotografias. "Enquanto puder, farei o possível para manter vivo o legado de Ayrton na memória do povo e na história do país e do mundo", completa..