Tarefas simples em nosso dia a dia, como cortar as unhas, pode se tornar um problema, ainda mais se executada de forma errada, deixando o corpo exposto a bactérias, que podem gerar infecções e outros transtornos. Afinal, os pés são o único ponto básico de apoio e locomoção do corpo, sendo responsável pelos músculos que atuam sobre o tronco, os quadris e as pernas. Quando se está com a unha encravada, por exemplo, é necessário usar uma espécie de "aparelho" – parecido com o dos dentes – para consertá-la.
Unha com curvatura ressaltada, afunilada ou pressionada nas bordas pode ser aliviada com o uso de órtese ungueal, que é um tipo de aparelho corretivo. De acordo com a podóloga Claudete Leite, esse recurso corrige o crescimento da unha, através de um tratamento que pode durar meses. "O tipo de prótese mais usada é a chamada fibra de memória molecular, que é colocada sobre a unha, onde cria uma tração que evita o crescimento para as laterais", explica a especialista.
Segundo Claudete Leite, até crianças e bebês podem sofrer com unhas encravadas, devido ao corte errado feito pelos pais.
Tratar problemas nas unhas como o crescimento errado, pode levar tempo, demanda dinheiro e muita paciência. Para quem não quer ter de passar por isso, a podóloga dá importantes dicas sobre a saúde dos pés: "O melhor horário para comprar sapatos, por exemplo, é na parte da tarde. Nesse momento, os pés estão mais inchados e acabamos comprando o número certo, que não vai apertar depois".
- Evite sapatos que pressionem as unhas, pois provocam descolamento, facilitando a entrada de fungos
- Use sabonete antisséptico e seque entre os dedos para evitar a micose interdigital (a famosa frieira)
- Quando for a uma esteticista aparar as unhas, solicite sempre alicates esterilizados
- Para pés ressecados, use creme à base de ureia, e passe preferencialmente à noite
- Lixar o calcanhar em excesso pode ressecá-lo ainda mais. O mais aconselhável é usar esfoliantes
- Para não encravar as unhas, faça o corte reto, sem aparar os cantos
- Para os idosos, o ideal é verificar os pés com o auxílio de um espelho, facilitando a visualização de fissuras e feridas