Revista Encontro

Estética

Conhece a depilação egípcia?

Técnica pode ser uma alternativa às mulheres que se "barbeiam" ou que utilizam produtos que podem causar irritação

Da redação com assessorias
Após uma participante do Big Brother Brasil raspar o rosto ao vivo para todo o Brasil – netse caso, a aeromoça Talita –, a técnica em que as mulheres "se barbeiam" veio à tona na intenet.
A prática já é comum na Inglaterra e, de acordo com matéria publicada no jornal britânico Daily Mail, existem cada vez mais produtos específicos para isso no mercado. O ato tem se popularizado pois dermatologistas explicam que raspar o rosto estimula a produção de colágeno, o que ajuda a suavizar rugas faciais.

Pegando carona nesta tendência, uma técnica milenar e menos abrasiva, pode oferecer o mesmo resultado de forma mais eficaz. A depilação egípcia é feita com linha de seda ou algodão e, por não utilizar nem química nem objetos cortantes, é perfeita para peles sensíveis, não causando alergias, queimaduras ou qualquer outra reação. De acordo com a esteticista Joice Freitas, do Platinum Visage, a linha desliza pela pele, entrelaçando o pelo e removendo-os pela raiz. "Esse tipo de depilação não causa manchas, flacidez e dura, em média, de 20 a 25 dias".

Como a depilação utiliza material descartável, não é necessário higienizar a linha. "Logo após o procedimento, pode ocorrer uma vermelhidão passageira, que desaparece rapidamente. Mas normalmente o método acalma a pele e garante ótimos resultados", afirma a profissional.
A técnica ainda pode ajudar a clarear a pele, pois remove a camada superficial de células mortas do corpo.

Joice ainda conta que, por retirar a penugem que costuma aparecer na testa, buço, queixo e até maçãs do rosto, a depilação valoriza os traços e, principalmente o olhar, definindo mais a sobrancelha e proporcionando um acabamento mais bonito. "Apesar de ser utilizada em pequenas áreas, ela pode ser aproveitada também em áreas maiores, como axilas, pernas, virilha, entre outras. Nestes casos, a destreza do esteticista determina a velocidade do processo", conclui a especialista..