Segundo Lúcia Foureaux, entomologista do Instituto Mineiro de Agropecuária, a presença de moscas nas frutas, principalmente na banana, é consequência do amadurecimento do alimento. "Não existe o processo de geração espontânea. Esses insetos são atraídos pelo cheiro da fruta. Pode ser que a fêmea coloque ovos na banana e nasça uma nova larva, aumentando o número de drosophilas", explica.
Para a especialista, é muito difícil se livrar desses insetos. "Pode ser que você já compre a fruta do supermercado com a larvinha, porque é quase impossível de ver. Em casa, a medida mais viável para dificultar o aparecimento do inseto é fechar o lixo para não atrair as drosophilas. Não recomendo a utilização de inseticidas, pois podem provocar reações alérgicas nas pessoas", alerta.
Já os carunchos, um tipo de besouro, são muito comuns em grãos e farináceos.
São seguros?
De acordo com engenheira de alimentos Erika Cristina Cren, professora da UFMG, o grande problema no manuseamento de alimentos está no transporte pós- colheita. "Não existe muito cuidado com a refrigeração e com a conservação. Os alimentos já chegam danificados nos supermercados, favorecendo a proliferação de insetos. Alguns lugares embalam frutas com atmosfera modificada para tentar aumentar o tempo do processo de maturação, mas o procedimento não é muito comum no Brasil", destaca.
Tanto a drosophila quanto o caruncho não oferecem risco ao ser humano. Entretanto, a entomologista Lúcia Foureaux não recomenda ingerir alimentos contaminados com esses insetos. "Não acontece nada se você comer uma fruta com a mosca, mas é bom evitar, porque os insetos podem defecar e contaminar o alimento", completa..