Como explica o portal ABC.med.br, a miíase é uma infestação de larvas de moscas na pele ou em outros tecidos orgânicos de animais, inclusive humanos, nos quais elas crescem e se desenvolvem. "Ela pode ser primária ou secundária. Na miíase primária, os ovos das moscas são depositados sobre a pele sadia e eclodem em larvas que posteriormente invadem os tecidos subjacentes. Na secundária, a mosca põe seus ovos em feridas abertas na pele, com secreção, e as larvas se alimentam do tecido necrosado existente", informa o site especializado em Medicina.
No caso de Ana, a miíase era primária, e como um dos tratamentos recomendados é a retirada manual das larvas, o cirurgião-dentista logo executou a ação. Vale lembrar que, após a eliminação dos "invasores", o local deve ser limpo e desinfectado com medicamento apropriado.
Confira abaixo o vídeo da extração das larvas (são cenas fortes):
Publicado no dia 18 de março deste ano, as imagens da retirada das 15 larvas da boca da jovem brasiliense possui mais de 1,2 milhão de visualizações. "Eu não acreditei quando disseram que ela tinha essa doença e começaram a tirar as larvas", diz Adriana Cardoso, mãe da jovem. Segundo o cirurgião-dentista que atendeu a menina, essa condição é rara, e, por isso, realizaram a filmagem, para "servir de informação para outras pessoas".