O movimento descrito na imagem divulgada na rede social consiste em fechar a mão, com o polegar voltado para dentro, e, em seguida, flexionar o punho para cima e para baixo. Nos comentários dos posts que contêm a "dica", alguns usuários relataram ter sentido uma dor forte no punho após realizarem esse movimento.
Segundo o ortopedista Philipe Maia, cirurgião de mão do hospital Mater Dei, de Belo Horizonte, a imagem, apesar de polêmica, é, na verdade, a descrição de um teste clínico, muito utilizado por ortopedistas para detectar uma anomalia nos tendões. "Quando o paciente se queixa de dores na região do punho, pedimos que ele realize o movimento que essa imagem descreve, para que possamos detectar uma inflamação nos tendões do polegar", diz o especialista.
A doença, segundo o médico, é chamada de Tenossinovite de Quervain. Trata-se de uma inflamação nos tendões do abdutor longo e do extensor curto, que são ligados ao polegar. Essas estruturas são fundamentais para a movimentação dos dedos. Ainda de acordo com Philipe Maia, a doença é bastante comum em gestantes (por causa de alterações hormonais) e em pessoas que realizam esforços repetitivos com as mãos.
O ortopedista explica que o tratamento da Tenossinovite de Quervain é realizado por meio de medicamentos anti-inflamatórios e compressa fria.