
"Nós ficamos impressionados, pois é um número 'astronômico'. Na estimativa anterior, que levava em conta imagens de satélite, calculávamos que nosso planeta possuía 400 bilhões de árvores. Então, ficamos surpresos quando descobrimos que o número, na verdade, possui 12 zeros", diz Tom Crowther, professor da escola de Estudos do Meio-Ambiente e Florestas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e um dos autores da pesquisa, em entrevista ao portal The Huffington Post.
Como é sabido, as árvores são responsáveis pela produção de oxigênio, ajudando a compor o ar da atmosfera, necessário para nossa sobrevivência. Porém, se você pensa que os trilhões de árvores significam uma solução para a poluição atmosférica, mais uma vez, se engana. O estudo da Universidade de Yale mostra que a cada cano, 15 bilhões de árvores são derrubadas em todo o mundo, e, para se ter uma ideia, desde o começo da civilização, as florestas foram reduzidas em cerca de 46%.
Para chegar ao cálculo do estudo publicado na Science, os pesquisadores usaram satélites, dados relacionados ao meio-ambiente e contagem de árvores feitas por pessoas. Neste caso, para ser considerada uma "árvore", a planta precisa ter estrutura arbórea com tronco de no mínimo 10 cm de diâmetro.
Confira abaixo como as árvores estão espalhadas pelo planeta Terra:

Como mostra a pesquisa da Yale, a maior densidade de árvores está localizada nas florestas boreais, em regiões da Rússia, Escandinávia e América do Norte. Já as maiores florestas podem ser encontradas nos trópicos. Essas duas áreas, juntas, representam quase 43% de toda mancha arbórea do mundo.