
Agora, quase mil anos após o fim da chamada Era Viking, islandeses pagãos querem construir um templo de adoração aos deuses nórdicos. A iniciativa é da associação Ásatrúarfélagid, e, segundo ela, visa promover a fé nesses seres mitológicos.
Apesar do cristianismo ser a religião dominante na Islândia, os membros da Ásatrúarfélagid chegam a 2,4 mil, de acordo com dados apresentados pela própia associação. Isso representa quase 1% da população total da ilha europeia – que tem mais de 323 mil pessoas.
Um sacerdote da Ásatrúarfélagid chegou a explicar, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, como funciona a crença nos deuses nórdicos: "Nós vemos as histórias como metáforas poéticas e como uma manifestação das forças da natureza e da psicologia humana".
De acordo com a mitologia nórdica, Thor, por exemplo, é o deus associado aos trovões, relâmpagos e tempestades – uma espécia de Zeus, para os rgegos.
Segundo a associação islandesa, o templo terá uma cúpula especialmente criada para permitir a entrada da luz do Sol. O local sediará casamentos, funerais e outras cerimônias, incluindo batismos. O terreno escolhido para a construção é uma colina próxima ao aeroporto da cidade de Reykjavík, capital da Islândia.