
"Nos ocuparmos com o estudo das substâncias do ouriços-do-mar e da estrela-do-mar. Com base em combinações individuais, criamos um medicamento. Depois, desenvolvemos uma tecnologia de extração dessas substâncias úteis. Pensamos onde poderíamos aplicar o remédio, e decidimos usar o chocolate, porque é saboroso e saudável", diz Mikhail Kusaikin, vice-diretor do Instituto Pacífico de Química Bio-orgânica junto da Academia Russa de Ciências, durante apresentação do estudo, na terça, dia 1º de março.
Segundo Kusaikin, os pigmentos do ouriço-do-mar são ricos em vitamina K, e, juntamente com a astaxantina, substância comum na estrela-do-mar, formam um composto extremamente antioxidante. Além dessa ação benéfica, o "medicamento" resultante dos dois animais marinhos ainda ajuda pessoas que praticam exercícios, já que aumenta a concentração de energia nas células.
A aplicação do composto no chocolate foi feita em parceria com a Universidade Federal do Extremo Oriente, da Rússia, e os funcionários da isntituição de ensino foram os primeiros a testar o novo produto. Pelos cálculos dos cientistas, uma barra de 500 gr dessa guloseima que ajuda contra o envelhecimento pode custar cerca de 1250 rublos (ou R$ 66).
(com Agência Sputnik)