De acordo com o entomologistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o opilião, também conhecido como aranha-fedorenta ou bodum, no Brasil, possui o corpo minúsculo, sem distinção entre tórax e cabeça, e é um aracnídeo que vive em lugares escuros, alimentando-se de animais e vegetais em decomposição. São totalmente inofensivos, não possuem veneno. Quando se sentem ameaçados, costumam soltar um líquido fedorento para afastar os predadores.
Já as aranhas Pholcus phalangioides, mas mais comuns nas residências, usam, sim, veneno, que é injetado por duas presas. Essa característica pode ter originado a crença popular de que seriam extremamente perigosas. Mas, na verdade, como mostram os entomologistas americanos, elas costumam atacar apenas insetos menores, incluindo algumas aranhas que, estas sim, representam perigo para os humanos.
Como o "ataque" de uma Pholcus contra uma pessoa é extremamente raro, não existe estudo sobre a toxicidade de seu veneno para o ser humano. Em 2004, o programa Mythbusters (Caçadores de Mitos), do canal Discovery, resolveu tirar a dúvida sobre a suposta ameaça dessa aranha. O apresentador Adam Savage se deixou morder por uma delas.
(com portal Live Science).