De acordo com a psicóloga Magna Rosane Cruz, o estresse pode ser entendido como resultado da discrepância entre a demanda de uma situação e a habilidade do indivíduo de lidar com ela. "O termo 'estresse' é impreciso e surgem várias interpretações. Embora possa fazer referência a um evento particular, em psicologia, ele é entendido como uma interação entre o evento estressante originado no meio e o indivíduo", explica a especialista.
A psicóloga garante que o estresse é uma reação normal do nosso organismo. No entanto, ele pode piorar ou ainda tornar crônica uma situação ruim. Além disso, nem sempre ele tem uma causa especifica, pois qualquer evento pode ser um "gatilho" para ativá-lo.
Consequências
O que poucos sabem é que o corpo reage de várias maneiras ao estresse. De acordo com a especialista, em longo prazo, ele pode gerar sintomas como dificuldade de concentração, problemas de memória, ansiedade, mau humor, depressão e distúrbio alimentares. Ainda segundo Magna, o estresse pode trazer consequências para a vida, comprometendo o funcionamento do corpo.
Mas, a psicóloga garante que existe tratamento para o problema: "A psicoterapia auxilia o paciente a lidar com estresse a partir de avaliações mais realistas das situações, com o aprendizado de estratégias para evitar e/ou enfrentar situações tidas como ameaçadoras e técnicas de relaxamento"..