O projeto da futura "casa" da Otan em Bruxelas ficou a cargo do escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM), com sede nos Estados Unidos. Segundo os arquitetos, os oito prédios em vidro e metal foram posicionados num formato que lembra o entrelaçar dos dedos, ou seja, representam a união entre os países membros da organização.
Os internautas, por sua vez, enxergaram no projeto arquitetônico uma "clara" referência ao esquadrão especial da polícia nazista, a Schutzstaffel (SS), criada em 1923, e comandada posteriormente por Heinrich Himmler, um dos braços direitos de Adolf Hitler e responsável pela ideia de usar os campos de concentração para extermínio dos judeus (foram mortos 6 milhões de hebreus na Segunda Guerra Mundial). O usuário Damir 1 do YouTube publicou um vídeo que mostra supostas ligações entre símbolos do nazismo e uniformes e estruturas ligadas à Otan, incluindo a nova sede em Bruxelas.
As obras de construção dos novos prédios tiveram início em 2010 e devem ser finalizadas ainda em 2016, segundo a página oficial da Otan. O custo total do projeto foi orçado em 1,1 bilhão de euros (cerca de R$ 4 bilhões). A organização não se pronunciou sobre essa "teoria da conspiração" envolvendo o formato da nova sede.
Confira, abaixo, a um vídeo que mostra como ficarão os oito prédios "entrelaçados" da futura sede da Otan em Bruxelas: