Segundo os dois pesquisadores, o "tesouro" estaria escondido no terreno que fica ao lado do km 65 da ferrovia, entre as cidades de Wroclaw e Walbrzych, na região chamada de Baixa Silésia, na Polônia. Contando com o financiamento de uma empresa, os historiadores começam as escavações nesta terça, dia 16 de agosto. Eles acreditam que em dois dias será possível ter uma resposta se o suposto local guarda ou não o chamado "trem de ouro", que teria existido há mais de 70 anos.
"O trem não é uma agulha no palheiro. Se estiver lá, vamos achá-lo. Se encontrarmos um túnel, também será um sucesso. Pode ser que o trem esteja escondido dentro do túnel", diz Andrzej Gaik, porta-voz da equipe de pesquisadores, em entrevista à agência de notícias alemã Deutsche Welle.
De acordo com o boato polonês, ao mesmo tempo em que os alemães retiravam os judeus de suas casas para enviar para os campos de concentração, guardavam o ouro "apreendido", para que fosse transformado em barra e utilizado no financiamento da máquina de guerra nazista.