A aparência da jovem teria sido o ponto crucial para que muitos internautas enxergassem nela a criança desaparecida mais famosa do mundo.
De acordo com o jornal inglês Daily Mail, a jovem encontrada nas ruas de Roma foi chamada de "Maria". Além de Madeleine, ela também foi associada a outras moças que figuram a lista de desaparecidas, como a americana Amanda Adlai, raptada em Michigan, em 2008, e a alemã Maria-Brigitte Henselmann, que sumiu em 2008.
Porém, a publicação inglesa solucionou o "mistério" de "Maria" na segunda, dia 21 de novembro. A jovem, na verdade, é a sueca Embla Jauhojärvi, de 21 anos, que fugiu de casa, em Estocolmo, há seis meses. Segundo o pai da jovem, Tahvo, ela sofre com a Síndrome de Asperger (afeta a capacidade de socialização, como no autismo) e, graças às inúmeras fotos que foram divulgadas na internet, conseguiu encontrá-la na Itália.
"Eu sabia que ela teria ido para a Itália, estudar italiano. Fiquei seis meses tentando conseguir o apoio da polícia sueca, mas não consegui. Eu tinha esperança de que ela estaria fazendo o que pretendia fazer. Eu a quero em casa", diz Tahvo ao Daily Mail.