Com mais de 316 mil seguidores e quase 10 milhões de visualizações, o canal Drugslab, criado há quatro meses, é formado pelo cantor Rens Polman, de 25 anos, o estudante universitário Bastiaan Rosman, de 23, e a atriz Nellie Benner, de 30. Todas as sextas-feiras eles experimentam uma droga diferente, cujos efeitos e sensações são descritos e exibidos em frente à câmera. No dia 23 de dezembro de 2016, por exemplo, Nellie experimentou cocaína. Neste caso, o YouTube classificou o vídeo como conteúdo inapropriado para algumas pessoas, exigindo a aceitação do termo de "risco" para se assistir.
"Não havia na internet um programa que desse essas informações de forma precisa para os jovens.
No episódio de estreia do Drugslab, Rens Polman experimenta um comprimido de ecstasy, uma das drogas mais populares em festas de música eletrônica em todo o mundo. Antes de consumir a substância, que é da família das anfetaminas, o cantor lembra que, na Holanda, é possível testar a veracidade da substância para evitar a ingestão de produtos falsos. Depois de engolir o comprimido rosa, Rens passa a relatar as sensações geradas pelo ecstasy. Calor, boca resseca, mãos frias e suadas e sensibilidade aguçada são algumas delas. Enquanto o vídeo exibe a experiência psicotrópica do jovem holandês, mensagens educativas, relacionadas ao uso da droga e os devidos riscos, surgem na tela.
Vale lembrar que, na Holanda, o consumo de maconha e outras substâncias mais "leves", como cogumelos alucinógenos, faz parte da política nacional sobre drogas e é permitido há 40 anos. Porém, os narcóticos mais pesados, como cocaína e morfina, por exemplo, não são legalizados. Questionado pela BBC Brasil sobre a origem das drogas ilícitas testadas no Drugslab, o produtor Jelle Klumpenaar disse apenas que "prefere não revelar as fontes".
Assista, abaixo, a uma retrospectiva que Rens Polman, Bastiaan Rosman e Nellie Benner fizeram sobre os primeiros episódios do polêmico canal no YouTube (possui legendas apenas em inglês):