Nascida na em Paris, a brilhante arquiteta autodidata brasileira foi responsável pelo projeto do Parque do Flamengo, localizado nos bairros da Glória e Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.
"Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, conhecida como Lota, nasceu nesta data, em Paris, em 1910. Uma talentosa designer, Soares tinha um dom para a criação de estruturas e paisagens que refletem e reimaginam seus arredores. Samambaia, a casa de Soares compartilhada com a poetisa Elizabeth Bishop em Petrópolis, Brasil, parecia como se tivesse as asas de uma borboleta e o poder de tomar o voo a qualquer momento. O estúdio de Soares construído para Bishop contava com uma vista deslumbrante para as montanhas que muitas vezes distraia a poeta de sua escrita", diz trecho do texto publicado pelo Google para justificar a bela homenagem.
Recentemente, Lota foi representada no cinema, com o filme Flores Raras (2013), dirigido por Bruno Barreto. O longa retrata o envolvimento amoroso entre a paisagista brasileira, interpretada por Glória Pires, e a poetisa americana Elizabeth Bishop, representada por Miranda Otto (O Senhor dos Anéis).