Revista Encontro

Bem-estar

Quem disse que o travesseiro é apenas um acessório na hora de dormir?

O uso errado do objeto pode causar sérios problemas, como torcicolo e dor de cabeça

Da redação com assessorias
Um objeto criado para nos dar conforto na hora de dormir, pode acabar se transformando em verdadeiro "vilão" quando não é usado corretamente.
No travesseiro passamos cerca de 1/3 de nossas vidas – durante o sono. Seu uso incorreto pode resultar em vários problemas, como dores, cefaleia, torcicolo e até rigidez muscular, como explica o médico ortopedista Alexandre Paniago, da clínica Arthros.

Segundo o especialista, um dos males mais comuns causados pelo travesseiro é justamente o torcicolo no pescoço. "Esse desconforto é causado por uma contratura muscular ou entorse dos músculos do pescoço, principalmente os da lateral, como o levantador da escápula. No torcicolo, o que acontece é um estiramento demorado deste músculo quando se está dormindo com um travesseiro inadequado", explica o médico.

Já o uso adequado do travesseiro ajuda a alinhar a coluna cervical e o tronco, servindo para relaxar os músculos. Além disso, conforme o especialista, auxilia na melhora da circulação sanguínea.

O médico orienta a usar o travesseiro por até cinco anos, tempo de vida útil do objeto. "Porém, como a maioria dos travesseiros é uma fonte de fungos, ácaros e bactérias, o recomendável é a troca a cada dois anos", ressalta Alexandre Paniago.

O ortopedista lista os travesseiros ideais para cada tipo de pessoa:

.