
Apesar de o assunto ainda ser uma incógnita para a ciência, o psicólogo e professor Deirdre Barrett, da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, possui algumas respostas sobre o tema. Ele é um estudioso do sono em humanos, mas, durante suas pesquisas, acabou aprendendo também sobre o fenômeno que ocorre quando os animais estão dormindo. O especialista falou sobre o curioso tema em entrevista para o site da revista americana People.
Provas científicas
Segundo Deirdre Barrett, quase tudo o que é dito sobre os sonhos dos animais é considerado especulação. Porém, existem casos que foram estudados pela comunidade científica, como os gorilas Koko e Michael. "Uma pesquisadora chamada Penny Patterson observou os dois animais enquanto dormiam e fez anotações de acordo com o comportamento deles. Ela concluiu, em seus estudos, que Koko sonhava com eventos fantásticos, além de pessoas e lugares que ele nunca tinha visto. Por outro lado, o outro gorila, Michael, que foi capturado por caçadores e, posteriormente, resgatado, sonhava com este evento", relata o professor à People.
Ele explica, ainda, que a maioria dos mamíferos possuem um ciclo de sono semelhante ao dos humanos, inclusive entrando em estágios profundos, como o chamado REM – sigla em inglês para Rapid Eye Moviment (Movimento Rápido dos Olhos, em tradução livre). De acordo com Deirdre Barrett, é neste estágio que os sonhos são criados pelo cérebro dos seres humanos, o que sugere que os animais também sonham.
Na matéria da revista americana, o especialista de Harvard esclarece que o ciclo de sono de mamíferos pequenos, como os ratos, é mais rápido que o dos grandes, como os elefantes. Logo, ratos, teoricamente, têm sonhos mais curtos que os elefantes, porque a duração destes fenômenos está diretamente ligada ao tamanho do ciclo de sono.
Cães
O especialista lembra que os humanos, geralmente, sonham com coisas que os interessam e, provavelmente, este princípio é válido, também, para os cães. "Eles são extremamente ligados aos donos, então, se você possui um cachorro, é provável que ele sonhe com seu rosto, seu cheiro e com coisas que te deixam feliz ou irritado", comenta o professor Deirdre Barrett.
Gatos
Já em relação aos gatos, o psicólogo diz que se sabe muito mais sobre os sonhos dos felinos, porque, segundo ele, um dos primeiros pesquisadores do sono, o neurologista francês Michel Jouvet, certa vez estudou o comportamento destes animais. A conclusão da pesquisa, de acordo com o professor de Harvard, foi que, quando os gatos entram no estado REM, eles saltam, caminham e arqueiam as costas, o que sugere que, provavelmente, eles sonham que estão caçando.
Patas mexendo
O que os donos supõem sobre seus pets mexerem quando estão dormindo, realmente condiz com a verdade. O movimento das patas são um bom indicativo de que cães e gatos estão sonhando, segundo o professor e psicólogo Deirdre Barrett. Ele explica à revista People que, quanto mais rápido o movimento das patas, mais intenso é o sonho, supostamente.