Em 2017, Sérgio compete pela primeira vez na F2 – considerada como a categoria de acesso à Fórmula 1 – em países da Europa e do Oriente Médio. Nos dias 24 e 25 de junho), o esportista correu na pista de Baku, capital do Azerbaijão, na quarta etapa do mundial, alcançando a nona posição, sua melhor marca até agora. Ele corre pela equipe MP Motorsport.
A disputa continuará até novembro e o belo-horizontino dará visibilidade para o estado nas pistas da Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Bélgica, Itália, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
Morando atualmente nos arredores de Barcelona, Espanha, Sette Câmara possui uma rotina de treinos intensa, exercitando-se fisicamente seis vezes por semana durante seis horas por dia. Os treinamentos nos carros da F2 ocorreram apenas no início do ano em uma pré-temporada. Para contornar a situação, ele lança mão de outros recursos.
"Para me manter em dia com os reflexos nas pistas e com a velocidade, treino regularmente de kart. Tenho um kart com marchas num kartódromo aqui próximo e, normalmente, treino pelo menos dois dias por semana", relata o jovem piloto, que tem 19 anos.
Sérgio competiu pela primeira vez em 2006 no Campeonato Mineiro na categoria cadete, atuando na Copa Brasil no ano seguinte.
Em 2014, ele passou a morar na Europa, onde disputou a Fórmula 3, alcançando pódios e batendo recordes nas pistas.
A participação de Sette Câmara na F2 e na F3 contaram com o apoio do programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da secretaria de estado de Esportes.
O jovem piloto tem como ídolos Ayrton Senna, Sebastian Vettel e o mineiro Guilherme Silva, que acompanhou nos kartódromos do estado. Se inspirando nos campeões mundiais, o automobilista deseja ampliar seus feitos. "O meu principal objetivo é me tornar um piloto profissional de F1. Desde que comecei no esporte, 12 anos atrás, eu sempre quis isso. Atualmente, estou a um passo de atingir esta meta. Os desafios, agora, são muito maiores e muito mais sérios, porém, a vontade e o empenho também crescem na mesma proporção", declara Sérgio Sette Câmara.
Automobilismo em Minas
Em Curvelo, na região central de Minas, o complexo do Circuito dos Cristais conta com pistas de motocross, enduro e trial, em uma área de 4 milhões de m². Inaugurada em setembro de 2016, a estrutura atende às exigências da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), além de possuir capacidade para sediar grandes competições.
Já em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Confederação Brasileira de Automobilismo abriu uma unidade da Escola Brasileira de Kart, pioneira no ensino do esporte para qualquer pessoa a partir dos 6 anos de idade.
(com Agência Minas).