
Para inibir o aumento desordenado dessa população e o consequente abandono dos animais, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) possui serviço de castração cirúrgica gratuita. Além de ser uma importante forma de controle populacional, a esterilização de cães e gatos previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor e a morte precoce causada por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal.
Segundo a PBH, só o Centro de Esterilização de Cães e Gatos do Barreiro já realizou mais de 5,3 mil cirurgias desde que foi inaugurado, há dois anos. A unidade faz, em média, 770 agendamentos mensais. A procura é grande, mas há um alto índice de faltas. "Em função das desistências, deixamos de atender a quem realmente tem interesse", reclama Vitor Dias, gerente da Zoonoses Barreiro.
Outras frentes
A prefeitura também possui uma van adaptada para a realização de cirurgias. A equipe da unidade móvel de esterilização percorre diversas regiões da cidade e agenda cerca de 30 cirurgias diárias. Conforme a PBH, mesmo com as constantes faltas, são realizadas aproximadamente 400 cirurgias de esterilização por mês.
Além da esterilização, a prefeitura promove feiras de adoção e ações de incentivo à guarda responsável como palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população e a produção de panfletos explicativos.
Unidades de esterilização cirúrgica de animais por região de BH:
- Barreiro: avenida Antônio Praça Piedade 68, bairro Bonsucesso. Informações: (31) 3246-2044
- Noroeste: rua Antônio Peixoto Guimarães 33, bairro Caiçara. Informações: (31) 3277-8448
- Norte: rua Edna Quintel 173, bairro São Bernardo. Informações: (31) 3277-7413
- Oeste: rua Alexandre Siqueira 375 , bairro Salgado Filho. Informações: (31) 3277-7576