Com o tempo, essa técnica ganhou a aprimoramento e já permite um resultado mais natural, sem que os dentes fiquem excessivamente brancos, o que, muitas vezes, não combina com a expressão dos clientes. "No início das lentes de contato, as pessoas queriam somente uma cor mais clara. Hoje, buscam naturalidade, um sorriso que seja delas", explica o dentista Guilherme Rocha, da Royal Odontologia, de São Paulo.
Segundo o especialista, os tons mais claros de porcelana nem sempre são os mais recomendados para quem deseja um resultado natural, pois podem trazer o temido efeito de "sorriso falso". Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que, em média, 82% dos pacientes têm percepção da cor de seus dentes como sendo mais escura do que realmente é. Portanto, deve-se tomar um cuidado extra com a escolha do tom da porcelana.
Para obter um resultado autêntico, Guilherme Rocha recomenda que seja feito um estudo da expressão de cada paciente. Na etapa final, são produzidos protótipos de resina que simulam as lentes de contato que serão feitas posteriormente para o cliente. Ele poderá experimentar as próteses e até mesmo passar alguns dias com elas para se acostumar com o novo sorriso.
Dependendo da qualidade do material e do númerod e dentes que serão cobertos, as lentes de contato pode custar dezenas de milhares de reais. Outro ponto importante é que elas também precisam de manutenção periódica.