Parece que a Bíblia ainda continua sendo a grande inspiração para o registro de nome de criança no Brasil. Segundo levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, entre janeiro e 10 de dezembro de 2017, o nome Miguel foi o mais registrado nos cartórios do país, com 26 mil certidões emitidas. Conforme o site Dicionário de Nomes Próprios, Miguel vem do hebraico Mikhael, e é formado pela junção das palavras "mikhayáh" e "El", significando "quem é como Deus?".
Ainda na lista da Arpen-BR, os nomes Arthur (com 21.161 registros) e Davi (com 15.372) aparecem em segundo e terceiro lugares entre os mais escolhidos. Para as meninas, os três nomes que lideram o ranking de registro de nascimento são Alice (18.508), Valentina (13.193) e Helena (12.615).
Considerando os nomes compostos, os mais escolhidos foram Maria (80.192) e João (44.450). Segundo a associação, Maria tem 885 variações, com destaque para Maria Eduarda. O nome João aparece com 154 variações, com João Miguel sendo a principal.
A pesquisa mostra ainda que Enzo, com ou sem variações, está entre os nomes considerados "da moda" para os meninos, enquanto alguns caíram em desuso, como Liliana, Sônia e Régis. Os nomes identificados como os mais diferentes foram Riquelmi, Moa, Darcksson, Ambar, Iasã, Zeonilde, Dã, Steice e Donald.
O levantamento da Arpen-BR foi baseado em informações colhidas nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Os cartórios avaliados somam quase 1,5 milhão de registros. Segundo a associação, os cartórios dos outros estados ainda estão adequando o sistema de informação.
Os 10 nomes mais frequentes de meninos:
- Miguel
- Arthur
- Davi
- Heitor
- Gabriel
- Bernardo
- Lorenzo
- Enzo Gabriel
- Pedro Henrique
- Pedro
Os 10 nomes mais frequentes de meninas:
- Alice
- Valentina
- Helena
- Laura
- Sophia
- Maria Eduarda
- Lorena
- Julia
- Heloisa
- Livia
(com Agência Brasil)