O problema é que muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação à eficácia da vacina contra o vírus Influenza. Especialmente se ela deixa as pessoas doentes. De acordo com o professor Eurico de Arruda Neto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, o imunizante não causa a doença. "Podem ocorrer algumas reações como calafrio e febre baixa poucas horas depois do uso. É uma resposta do sistema imunológico que pode aparecer e é até esperada", esclarece o especialista.
Ainda conforme o professor, caso a pessoa que faz uso da vacina desenvolva sintomas típicos de uma doença do trato respiratório, como nariz entupido, tosse e dor de garganta, por exemplo, isso não está relacionado com o imunizante, porque ele é elaborado com o vírus morto. "Muitas vezes, a pessoa se vacina contra a gripe e está com outra doença, outro vírus incubado. Por exemplo, um vírus de resfriado, que não é prevenido pela vacina", afirma Eurico Neto.
Ele ainda alerta que a vacina é a única forma segura e de aplicação em massa contra a gripe, doença que pode causar a morte e é grave principalmente para crianças pequenas e idosos.
(com Jornal da USP)