
O novo recall vale a partir do dia 15 de janeiro. Segundo a FCA, "foi detectada a possibilidade de degradação do deflagrador do air bag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos. Em caso de colisão que resulte no acionamento do air bag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo".
O tempo estimado do reparo é de duas horas. Os proprietários dos seguintes modelos devem responder ao recall:
- Uno (2010 a 2012): chassis não sequenciais de 0000002 a 0301030 (são 11.447 unidades)
- Palio (2012): chassis não sequenciais de 2000001 a 4000021 (são 1.700 unidades)
- Grand Siena (2012): chassis não sequenciais de 3000001 a 3000262 (são 237 unidades)
De acordo com informações do site de veículos do portal Uol, esse problema nos carros da Fiat já são bem conhecidos. Trata-se de um defeito recorrente das bolsas infláveis produzidas pela empresa japonesa Takata. Elas podem ser infladas de forma espontânea devido à presença de uma substância química que pode deteriorar a peça, fazendo com que o deflagrador do airbag seja acionado de forma mais bruta do que o normal. A estimativa é que mais de 30 milhões de veículos em todo o mundo, de diversas montadoras, sejam vítimas do airbag danificado.
Caso os proprietários de Uno, Palio e Grand Siena envolvidos no recall queiram saber mais informações ou tirar dúvidas, devem entrar em contato com a central de atendimento da Fiat pelo telefone 0800-707-1000 ou pelo site da empresa italiana.