Segundo dados de 2016 do relatório de bagagens da Sita, empresa especializada em tecnologia para aeroportos, foram registradas 21,6 milhões de malas perdidas ou entregues com atraso para passageiros em todo o mundo. A cada mil viajantes, 5,73 tiveram suas bagagens extraviadas. Ainda de acordo com a empresa, os principais problemas ocorrem durante voos de conexão, sendo a troca da bagagem de um avião para outro responsável por 47% dos casos. Em seguida estão situações de erro de carregamento no avião, com 16%, e problemas nas etiquetas e questões de segurança, com 15%. Contratempos nos aeroportos representam 10% das ocorrências.
A empresa de segurança ADT Brasil cita alguns cuidados básicos que podem ajudar a evitar que os passageiros passem por esse tipo de situação:
- Ainda no check-in, é possível declarar à empresa aérea os itens contidos na mala despachada e seus respectivos valores. O atendente fica com uma cópia da lista e entrega outra assinada ao passageiro
- Ao despachar a bagagem, certifique-se de que ela foi identificada com o destino correto
- Use malas com cores berrantes e chamativas. Além de facilitar a visualização, minimizam o risco de furto. Se a mala for preta, cole adesivos grandes e coloridos e amarre fitas coloridas na alça. Ao colocar cadeados, opte por aqueles que são abertos com senhas e segredos
- Coloque "tags" nas malas, ou seja, etiquetas ou adesivos com nome, endereço e telefone
- Tire fotos dos itens que estão na bagagem e guarde todas as notas fiscais dos produtos que comprou. Isso ajuda a comprovar o valor de seus pertences caso precise acionar o seguro ou entrar com uma ação judicial
- Documentos pessoais, dinheiro e equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte devem ser carregados pelo passageiro, jamais dentro da bagagem despachada. Em exceções, coloque os itens mais valiosos no fundo da mala, já que os bandidos têm pouco tempo para realizar os furtos e, geralmente, roubam o que está por cima
- Bolsas térmicas e caixas de sapato são ótimos "disfarces" para acomodar produtos de valor e não chamar atenção
- Durante refeições, compras e idas ao caixa eletrônico, não deixe as bagagens fora do raio de visão. No banheiro do aeroporto, entre com a mala no box
- Ao desembarcar do avião, vá direto para a esteira. Uma bagagem "sem dono" acaba virando um alvo fácil
- Ao recuperar sua mala na esteira, abra-a e confira se nada foi furtado, ainda que não haja sinais de que foi aberta. Ao perceber falta de algo, notifique imediatamente a companhia aérea
A ADT lembra que, caso a bagagem seja extraviada, a empresa tem um prazo para entregá-la no endereço indicado pelo proprietário. Após esse limite, a companhia aérea deve indenizá-lo. No caso de furtos, além de comunicar a empresa, o passageiro deve realizar um boletim de ocorrência junto à polícia para averiguar o fato..