Revista Encontro

Turismo

Confira dicas para evitar que sua mala seja extraviada ou furtada no aeroporto

Não é incomum perder uma bagagem, especialmente em voos com conexões ou escalas

Da redação com assessorias
Especialmente durante as viagens de férias, não é incomum que, em algum momento, você tenha uma mala extraviada.
Esta situação ocorre quando a bagagem é despachada no guichê do aeroporto, mas, na hora do recebimento, sofre algum atraso, roubo, dano ou perda. Em alguns casos, a mala é violada com todo cuidado e, posteriormente, é colocada intacta na esteira. O viajante, por vezes, não percebe o dano e só se dá conta ao chegar em casa ou no hotel.

Segundo dados de 2016 do relatório de bagagens da Sita, empresa especializada em tecnologia para aeroportos, foram registradas 21,6 milhões de malas perdidas ou entregues com atraso para passageiros em todo o mundo. A cada mil viajantes, 5,73 tiveram suas bagagens extraviadas. Ainda de acordo com a empresa, os principais problemas ocorrem durante voos de conexão, sendo a troca da bagagem de um avião para outro responsável por 47% dos casos. Em seguida estão situações de erro de carregamento no avião, com 16%, e problemas nas etiquetas e questões de segurança, com 15%. Contratempos nos aeroportos representam 10% das ocorrências.

A empresa de segurança ADT Brasil cita alguns cuidados básicos que podem ajudar a evitar que os passageiros passem por esse tipo de situação:


A ADT lembra que, caso a bagagem seja extraviada, a empresa tem um prazo para entregá-la no endereço indicado pelo proprietário. Após esse limite, a companhia aérea deve indenizá-lo. No caso de furtos, além de comunicar a empresa, o passageiro deve realizar um boletim de ocorrência junto à polícia para averiguar o fato..