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Fim do internet banking? Banco do Brasil passa a oferecer serviços pelo Messenger do Facebook

Clientes do BB poderão fazer várias consultas no programa de troca de mensagens

Encontro Digital
Usar o computador ou o smartphone para realizar transações bancárias não é nenhuma novidade.
Além dos sites oficiais, os bancos disponibilizam para seus clientes aplicativos que permitem a realização de várias operações. Agora, o Banco do Brasil (BB) acaba de anunciar uma ferramenta inovadora para que os clientes possam fazer transações: pelo Messenger, aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook, sem necessidade de usar o internet banking ou o app do banco.

Segundo o BB, a troca de informações nas interações com os clientes são criptografadas de ponta a ponta. "Queremos estar em todos os lugares em que o cliente gosta de estar, seja no aplicativo ou na rede social. As pesquisas mostram que o brasileiro aprecia muito as redes sociais", comenta Gustavo Fosse, diretor de tecnologia do banco, em comunicado à imprensa nesta quinta, dia 22 de fevereiro.

A ferramenta será iniciada com um projeto-piloto com cerca de mil clientes e um grupo de funcionários do banco. Inicialmente, estão disponíveis consulta de extrato da conta-corrente e informações sobre cartão de crédito, como fatura, solicitação de segunda via e liberação de uso. Em março, as consultas de saldo e extrato da poupança, assim como o extrato de fundos de investimento também estarão disponíveis pelo atendimento no Messenger. Após a fase de testes, o serviço será ampliado para todos os clientes.

O atendimento na nova plataforma será feito por meio do assistente virtual do banco, que já funciona para tirar dúvidas de clientes por meio de chatbot (ou 'robô' que simula uma conversa com os clientes) no app do Messenger, combinada com o Watson, a plataforma de inteligência artificial para negócios da IBM.

Há um ano, o BB adotou o Watson para auxiliar os funcionários a agilizar o atendimento e responder a dúvidas e solicitações dos clientes.
Em agosto do ano passado, a instituição ampliou o uso da inteligência artificial para seu novo canal de atendimento pelo Messenger do Facebook para tirar as principais dúvidas dos clientes sobre sua conta ou serviços oferecidos pelo banco.

Segundo o Banco do Brasil, foram mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos com informações sobre os mais diversos temas, como atendimento, cartão, conta-corrente, investimentos, linhas de crédito, solução de dividas, programa de relacionamento e câmbio.

A interação pelo chatbot representa 70% dos atendimentos feitos pelo BB no Facebook. Quando é necessário algum tipo de interação humana, o atendimento é encaminhado para funcionários do banco.

(com Agência Brasil).