O novo corpo celeste, chamado de K2-229b, conta com um núcleo metálico (70% de sua composição) e um manto rico em silicatos (30%). Essa proporção faz com que seja muito parecido com Mercúrio. Por outro lado, seu tamanho é o mesmo do nosso planeta, embora sua densidade seja 2,5 vezes maior.
"Mercúrio se destaca dos outros planetas do Sistema Solar, mostrando uma porcentagem muito alta de ferro, o que implica que se formou de uma maneira diferente. Ficamos surpresos ao ver um exoplaneta com a mesma densidade elevada, o que mostra que planetas parecidos com Mercúrio talvez não sejam tão raros quanto pensávamos", diz o pesquisador David Armstrong, um dos autores do estudo, no artigo publicado na Nature.
Ele explica ainda que o K2-229b é o planeta mais afastado de um sistema formado por pelo menos três corpos celestes. "Embora todos os três orbitem muito mais perto de sua estrela do que Mercúrio", comenta Armstrong. Neste caso, o astrônomo faz referência à estrela chamada K2-229, que é similar ao Sol em termos de temperatura, mas possui menos massa e é um pouco mais jovem. Os outros dois planetas descobertos até agora são o K2-229c e o K-229d.
Por meio da sonda espacial Kepler, lançada em 2009 para "navegar" por nosso Sistema Solar observando outras partes do Universo, os pesquisadores descobriram que a temperatura na superfície do novo exoplaneta pode chegar a 2.000º C.
(com Agência Sputnik)