Ainda segundo o levantamento, a maior parte das reclamações dos consumidores dizem respeito a reajuste abusivo dos planos, especialmente empresariais e coletivos. Além disso, os usuários se mostram incomodados com as negativas de cobertura e a falta de informação sobre os planos.
O Idec recebeu em 2017 um total de 3,8 mil chamados com reclamações e dúvidas de várias áreas.
Em segundo lugar no ranking de reclamação dos consumidores ficaram as queixas relativas à aquisição de produtos, com 17,8%. O setor ultrapassou o ramo dos serviços financeiros, que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%, mas vinha ocupando a vice-liderança das queixas nos dois anos anteriores. A maior parte dos problemas está relacionada a problemas com cartão de crédito, conta corrente e crédito pessoal. Em relação à compra de produtos, a maioria das reclamações tinha a ver com defeitos e descumprimento nas ofertas.
Os serviços de telecomunicações, incluindo telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto setor mais questionado nos contatos de consumidores com o Idec. Do total, 15,8% das ligações foram motivadas pela relação com essas empresas.
(com Agência Brasil).