Segundo a veterinária Karla Marques, da Petz, alguns fatores devem ser considerados antes de escolher o melhor cãozinho para uma pessoa da terceira idade. "O cão, certamente, será uma ótima companhia. Porém, o idoso tem que estar disposto a cuidar dele. O cão precisa de passeios diários, visitas ao veterinário, banho e tosa e muita atenção", comenta a especialista.
A veterinária orienta que é preciso também avaliar o comportamento de cada raça. As que são consideradas mais tranquilas são mais indicadas para servirem de companhia para idosos. Deve-se considerar também expectativa de vida do cão e os cuidados exigidos como, por exemplo, se tem o pelo curto, que não dá muito trabalho, ou pelo longo, que precisa de cuidados como tosas mensais ou escovações diárias.
Disposição
Outra dica de Karla Marques diz respeito à idade do pet.
O tamanho do pet também depende da disposição do idoso. Cães muito pequenos, por exemplo, costumam ser mais frágeis e delicados, o que acarretará em atenção maior do cuidador. Cães de grande porte são mais fortes, porém, às vezes, também são estabanados, podendo machucar o dono mais velho, ao receber um afago ou mesmo em passeios.
A veterinária dá dicas de raças mais indicadas para as pessoas idosas:
- Shih-tzu: é uma raça de pequeno porte e muito tranquila, porém gosta muito de atenção e requer cuidados com a pelagem
- Lhasa-apso: de pequeno porte, companheira e muito independente e, assim como o shih-tzu, também requer cuidados com a pelagem
- Cocker spaniel: de médio porte, requer certos cuidados com a pelagem, mas é uma raça muito companheira e protetora
- Chihuahua: é um latidor nato, porém, é muito carinhoso e companheiro, não requer grandes cuidados com o pelo e é uma raça de pequeno porte