De acordo com o médico Leandro Ribeiro Mauro, especialista em transplante capilar, atualmente, ter uma barba perfeita é possível. "Muitos homens possuem falhas, falta ou ausência total de pelos nessa região e, por isso, não conseguem obter a barba tradicionalmente conhecida. Mas, isso pode ser mudado, com o transplante", comenta o especialista.
Após análise de um profissional, o paciente recebe a recomendação do tratamento, que permite a formação de uma barba com aspecto natural. "O procedimento é similar ao transplante de cabelo, fios de uma determinada região são retirados e transplantados para outra área, num procedimento fio a fio, até obter o efeito desejado e com muita naturalidade", esclarece o especialista. Ele lembra que a escolha da melhor técnica varia de pessoa para pessoa.
Conforme Leandro Mauro, a cirurgia de transplante de barba usa pelos do queixo ou do próprio couro cabeludo, por exemplo, que são transplantados para a região desejada.
Geralmente, os fios transplantados podem cair após duas semanas, mas os folículos permanecem no local e, após cerca de três meses, eles começam a crescer lentamente, podendo continuar a aparecer novos fios até 18 meses depois do procedimento cirúrgico..