Estado de Minas BRASIL

Aeroporto de Confins é o terceiro mais bem avaliado pelos passageiros

O terminal de Belo Horizonte melhorou 32% em relação ao último levantamento


postado em 25/04/2018 14:50 / atualizado em 25/04/2018 15:37

Na pesquisa de satisfação geral do passageiro, o aeroporto de Confins conseguiu nota média de 3,5, ficando atrás apenas dos terminais de Curitiba (PR) e Viracopos (SP)(foto: BH Airport/Divulgação)
Na pesquisa de satisfação geral do passageiro, o aeroporto de Confins conseguiu nota média de 3,5, ficando atrás apenas dos terminais de Curitiba (PR) e Viracopos (SP) (foto: BH Airport/Divulgação)
Levantamento divulgado pelo Ministério dos Transportes nesta quarta, dia 25 de abril, mostra que o aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, é o segundo terminal que mais evoluiu nos cinco anos na Pesquisa de Satisfação do Passageiro. Desde 2013, a percepção dos usuários em relação à satisfação geral do aeroporto aumentou 32%. O terminal de Manaus, no Amazonas, fica ligeiramente à frente: 34% de evolução.

Cinco anos atrás, a satisfação geral do passageiro em relação a Confins era de 3,5, numa escala que vai de um a cinco, sendo quatro a meta estipulada pelo ministério. No resultado mais recente do levantamento, que avaliou os meses de janeiro a março deste ano, o aeroporto mineiro ficou em terceiro lugar entre os 20 avaliados, atrás apenas de Curitiba e Viracopos, que ficaram empatados na primeira colocação com 4,63 de média.

Outros indicadores que foram bem avaliados pelos usuários do terminal internacional de Belo Horizonte foram a qualidade da internet/wi-fi (4,16); tempo de fila na emigração (4,81); e limpeza geral do aeroporto (4,75).

Alguns indicadores, entretanto, não tiveram bom desempenho na pesquisa. O custo-benefício do estacionamento (3,30) e a disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio (3,86) receberam nota abaixo da meta.

Nos cinco anos de pesquisa, já foram ouvidos 327.537 passageiros. Enquanto em 2013 eles atribuíam nota 3,86 aos principais terminais brasileiros, no primeiro trimestre de 2018 deram 4,3. Significa que, após 20 rodadas trimestrais, o índice de satisfação geral teve um crescimento de 14%.

"Os resultados mostram que estamos caminhando para a maturidade e a consolidação da gestão aeroportuária", avalia Dario Lopes, secretário Nacional de Aviação Civil, acrescentando que num futuro próximo os terminais do país vão estar no mesmo nível de excelência dos aeroportos europeus e americanos. Ao todo, entre janeiro e março de 2018, foram entrevistadas 19.473 pessoas nos 20 terminais.

A pesquisa é um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, eleva o paradigma de aprimoramento do atendimento aos passageiros e torna mais transparente a qualidade dos serviços aeroportuários. "Cada ponto percentual significa que a gestão aeroportuária amadureceu", afirma o secretário.

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