As informações são analisadas pela Polícia Civil (PC) de Minas Gerais. Se os dados estiverem corretos, serão validados no Sistema de Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), utilizado em conjunto pelas PC, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, e o responsável pela ocorrência recebe o link do boletim por email. O serviço já está disponível para usuários do sistema Android (do Google). A versão para iOS (da Apple) deverá ser disponibilizada em maio, informa o governo de Minas.
Para o delegado geral Helbert Alexandre do Carmo, superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, o novo serviço será benéfico tanto para a sociedade quanto para os agentes. Segundo ele, a maior parte das reclamações nas unidades policiais é quanto ao período de espera para fazer o registro.
Outros serviços
A expectativa do governo é que os demais serviços da delegacia virtual, como desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido e desconhecido; perda de documentos e objetos; e registro de danos simples também sejam disponibilizados no MG App.
O aplicativo do governo de Minas Gerais foi lançado em 2016 e já foi baixado mais 380 mil vezes. Atualmente, ele dispõe de 53 serviços públicos divididos em 13 áreas.
Por meio do smartphone (Android ou iOS) é possível agendar horário para atendimento os postos do UAI, para serviços como emissão de carteira de trabalho e identidade, requerimento de seguro desemprego, dentre outros.
Órgãos estaduais também estão presentes no app, dentre eles a Hemominas, o Detran-MG, a Copasa e a Cemig. Em um único menu é possível acessar a certidão negativa de débitos, histórico de consumo, solicitar segunda via de conta e reportar vazamentos, por exemplo.
(com Agência Minas).