
Os cientistas americanos descobriram que beber água com bicarbonato de sódio pode reduzir as chances de uma pessoa contrair artrite reumatoide e lúpus – graças ao efeito anti-inflamatório. A equipe de pesquisa foi liderada pelo fisiologista Paul O'Connor e os testes foram feitos em humanos saudáveis e em ratos de laboratório.
Quando os voluntários beberam bicarbonato de sódio, o produto acionou tanto o estômago quanto o baço. Enquanto o estômago gerava ácido para digerir a comida, as células mesoteliais do baço tranquilizavam parte do corpo do voluntário, prevenindo contra uma possível infecção bacteriana. A equipe identificou que as células mesoteliais atuaram como protetoras do organismo, cobrindo órgãos essenciais e agindo como uma espécie de "parede" entre eles e possíveis agentes patogênicos. Como se sabe, o baço, que faz parte do sistema imunológico, atua como o filtro da corrente sanguínea. Além disso, o órgão engloba vários tipos de glóbulos brancos, usados na defesa do organismo.
A pesquisa da Universidade de Augusta verificou ainda que, após os participantes beberem a mistura de bicarbonato e água, por duas semanas, as células do sistema imunológico mudavam de função. Conhecidas na comunidade científica como macrófagos, elas se concentravam no papel de reduzir a inflamação, ao invés de promovê-la – como ocorre durante o combate a uma doença. Os macrófagos podem ser encontrados no baço, nos rins e na corrente sanguínea, e também são capazes de consumir células mortas ou feridas.
Outro benefício do bicarbonato de sódio foi induzir ao aumento de tamanho do baço. Os pesquisadores acreditam que o órgão cresceu devido ao estímulo anti-inflamatório que produziu. Paul O'Connor está otimista com as descobertas do estudo e acredita que ele deve ajudar as pessoas que estão sofrendo com doenças autoimunes. "Você não está realmente ligando ou desligando o sistema imunde. Você está apenas dando um 'empurrão', um estímulo anti-inflamatório. É uma maneira pontecial e segura de tratar doenças inflamatórias", comenta o cientista em entrevista para o site científico americano Laboratory Equipment.