Os entrevistados que consideraram o ensino médio da rede pública como ótimo ou bom caiu de 48% para 31% e no ensino fundamental o percentual passou de 50% para 34%.
Segundo a pesquisa da CNI, 12% dos brasileiros acreditam que o aluno do ensino médio das escolas públicas está bem preparado para se inserir no mercado de trabalho, enquanto 23% dizem que eles está despreparado.
Ainda de acordo com os dados, aumentou de 61% para 74% o percentual dos que concordam totalmente que um ensino de baixa qualidade é prejudicial para o desenvolvimento do país. A pesquisa aponta também que 81% das pessoas concordam que o problema da educação pode ser atribuído à má utilização das verbas destinadas ao setor.
Soluções
Entre as principais ações apontadas para melhorar o desempenho dos alunos do ensino básico público foram as seguintes iniciativas: equipar melhor as escolas; ações para estimular a participação dos pais na cobrança por uma boa escola; ações para aumentar a segurança nas escolas; e para melhorar o sistema de ensino.
Também foram citadas a necessidade de aumentar o salário dos professores e elevar o número de docentes, além de ações para melhorar a formação dos profissionais do ensino.
Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Educação informou que não costuma se posicionar sobre estudo que não seja oficial do governo.
(com Agência Brasil).