Revista Encontro

Comportamento

Especialista dá dicas para casais não brigarem por dinheiro

A grande questão é saber planejar e sempre conversar sobre a situação financeira da família

Da redação com assessorias
Com certeza você deve conhecer famílias que costumam brigar quando o assunto é dinheiro ou orçamento doméstico.
São raros os casais que compartilham informações sobre valor do salário e de gastos pessoais. "Essa informação é bastante preocupante, já que demonstra uma grande possibilidade de problemas relacionados ao dinheiro, no futuro. Isso porque, a primeira dica em relação ao tratamento do dinheiro do casal é sempre muito diálogo, mas isso também não ocorre", comenta educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros.

O especialista orienta que o mais adequado é construir um orçamento familiar baseados nos sonhos e objetivos de toda a família. "Também é muito importante que ocorra o quanto antes a definição de regras financeiras a serem seguidas, como quem paga o quê. Contudo, essas regras devem ser alvos de constantes reavaliações. Para o casal, algumas questões se mostram fundamentais, como a divisão das contas. É possível ter uma conta conjunta para que esses compromissos sejam pagos.
Porém, acredito que seja interessante avaliar a possibilidade de cada um ter sua conta corrente, definindo os limites, pois cada um pode ter seus próprios gastos", afirma o educador financeiro.

O segredo para que não ocorram brigas no casal decorrentes de questões financeiras, segundo Reinaldo Domingos, é colocar tudo na mesa, sem esquecer que o assunto mais importante a ser conversado não são as despesas, e sim, os sonhos e desejos individuais e coletivos. "É muito comum os sonhos serem deixados de lado, mas, acredite, esse é um erro capital de milhões de casais. É importante estar atento, colocando sempre, no mínimo, três sonhos, um curto ; um médio ; e um de longo prazo . Todos devem ser acompanhados de informações básicas, como quanto custa e quanto será guardado mensalmente. Caso contrário, não serão sonhos, e sim, verdadeiros pesadelos para os casais, podendo 'esfriar o relacionamento'", diz o especialista.

Confira, abaixo, algumas orientações para quem quer evitar problemas em família:

.