"Esses mamíferos marinhos têm um repertório vocal surpreendentemente diversificado e em constante evolução", informam os cientistas no artigo. Durante os três anos de investigação, os pesquisadores americanos identificaram quase 200 músicas.
É sabido que existem animais que usam diferentes vocalizações para conseguirem se comunicar. Mas, poucos são tão criativos como as baleias-da-groenlândia, que, conforme o novo estudo, são excelentes "compositoras e intérpretes", capazes de criar um repertório "complexo" e de "diversificado".
Confira, abaixo, um vídeo com exemplos de sons desses animais incríveis:
Gravações realizadas entre os anos de 2010 e 2014, no estreito de Fram, que fica na região leste da Groenlândia (ilha que pertence à Dinamarca), os mamíferos produziram 184 tipos de canções diferentes. "Se o canto das baleias jubarte parece música clássica, o das baleias-da-groenlândia parece com jazz", comenta Kate Stafford, principal autora do estudo. Ela acrescenta explicando que os animais renovam o "repertório" todos os anos.
Os cientistas descobriram que elas cantam mais no Inverno, quando o Sol praticamente não é visto no céu e as camadas de gelo cobrem até 100% do mar da Groenlândia. Agora, eles querem saber o que faz com que essas baleias entonem novas músicas todos os anos e se a capacidade musical é exclusiva dos machos, como é o caso das baleias jubarte, muito comuns no litoral do Brasil.
Infelizmente, as baleias-da-groenlândia sofreram durante anos com a caça predatória e sua população foi reduzida a apenas 200 indivíduos.
(com Agência France-Presse).