No Brasil, a expectativa média de vida da população é de 74,6 anos, mas a tendência é que a idade suba nas próximas três décadas. Com essa perspectiva, é essencial que a alimentação seja adequada às mudanças no organismo, normais com o envelhecimento. Especialmente para evitar doenças como osteoporose e diabetes na terceira idade. A especialista lembra que os produtos lácteos são fundamentais para a dieta saudável e contribuem para o bem-estar dos idosos.
Os produtos derivados do leite se destacam pelo alto teor de proteínas, que contêm os aminoácidos indispensáveis para o corpo, ajudando na prevenção da sarcopenia (perda de massa muscular e força física com o avanço da idade). "Por ser fonte de cálcio, fósforo e magnésio, que contribuem para a manutenção da saúde óssea, ajudam na prevenção da osteoporose.
No caso das mulheres, o cuidado deve ser redobrado, já que a perda de massa óssea pode chegar a até 5% por ano durante a menopausa. Isso ocorre devido à redução do hormônio estrogênio – é preciso evitar a chamada osteoporose pós-menopausa.
"Na terceira idade, os lácteos são muito importantes na alimentação, tanto do ponto de vista nutricional, como pelo fato de dispensarem a mastigação, ajudando aqueles que têm problemas de dentição. Para quem tem disfagia, que é a dificuldade de engolir, a consistência pastosa do iogurte e do leite, quando batido com frutas e aveia, por exemplo, é excelente", afirma a nutricionista..