Em junho, os brasileiros perceberão um aumento nas contas de luz. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela no mês de maio.
Agora, o valor cobrado será de R$ 1 a cada 100 kilowatt/hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso.
Com o início do período seco (Outono e Inverno), cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras de energia no Brasil. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.
Composto pelas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), o sistema de bandeiras foi criado, de acordo com a Aneel, para que os consumidores tivessem conhecimento dos custos reais da geração de energia elétrica.
Com a adoção da bandeira amarela, a Aneel aconselha os consumidores a adotarem hábitos que contribuam para a redução da conta de luz, como tomar banhos de chuveiro elétrico mais curtos; não deixar a porta da geladeira aberta; e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado.
(com Agência Brasil)
BRASIL
Conta de luz ficará mais cara a partir de maio
Bandeira da conta de energia será amarela
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação