A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) lançou uam nova missão para medir o ciclo da água na Terra. Os dois satélites, denominados Grace-Fo On (Climate Experiment Follow-On Mission, Missão Experimental de Acompanhamento Climático, na tradução livre) serão enviados à atmosfera nesta terça, dia 22 de maio, com o intuito de identificar a velocidade do degelo e do movimento da água no globo terrestre, segundo a Nasa.
Os satélites serão lançados com a ajuda do foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, pertencente ao bilionário e visionário sulafricano Elon Musk, a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA), às 12h47 (horário local e 16h47 de Brasília).
Os satélites gêmeos Grace-Fo orbitarão a Terra a 220 km de distância um do outro. Os primeiros resultados da operação deverão ser divulgados pela Nasa daqui a seis meses (180 dias). Porém, as avaliações deverão demorar mais 30 dias.
De acordo com cientistas da agência americana, como resultado da primeira parte da missão, lançada em 2002, já foi possível determinar que tanto o Alasca como a Groenlândia perderam grandes quantidades de gelo nos 15 anos analisados pelo experimento.
(com Agência EFE e Nasa)
CIÊNCIA
Nasa lança satélites para avaliar degelo e movimento das águas da Terra
Os primeiros resultados devem ser conhecidos apenas daqui a 180 dias
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação