Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes. Alguns tipos de câncer na cavidade em sua fase inicial também possuem o aspecto da afta. Além disso, lesões semelhantes estão ligadas a algumas doenças autoimunes como, por exemplo, o pênfigo vulgar (bolhas).
Para prevenir o problema, a causa deve ser identificada. Se, por exemplo, houver deficiência de vitamina ou alguma alteração gastrointestinais que justifique, o indivíduo deverá procurar um médico para corrigir. Se o problema estiver ligado à acidez, a especialista lembra que alguns alimentos cítricos devem ser evitados como como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, pois eles podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.
Tratamentos com pomadas e cremes que possuem ação antibacteriana, antisséptica e anestésica aliviam a dor causada pelas aftas.
"O bicarbonato de sódio, que pode ser facilmente comprado em farmácias e alguns mercados, pode auxiliar no combate as aftas, pois é capaz de reduzir a acidez da saliva, diminuindo os riscos de ocorrência. No entanto, sua aplicação em exagero pode acabar agravando o problema. Por isso, é necessário ter cuidado com a quantidade de bicarbonato se ele for usado nesse tratamento", alerta Rosane Faria..