De acordo com o site É Ou Não É, o serviço de checagem de boatos do portal de notícias G1, não é possível comprovar a veracidade dos fatos narrados no vídeo publicado nas redes sociais. Segundo o site, a afirmação da mulher, dando conta de que os ovos comprados por ela eram feitos de plástico, é falsa. Para chegar a essa conclusão, o G1 ouviu Roberta Ribeiro, coordenadora do laboratório da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. A especialista afirma que se trata, na verdade, de ovos velhos. "Após ser posto pela galinha, com o passar do tempo, o ovo vai envelhecendo e liberando água. Assim, a clara densa se une à líquida e o ovo fica mais fluido, parecendo que o está aguado. Em seguida, o ovo, por ter casca porosa, começa a 'evaporar' e passa a ter uma aparência plástica", comenta em entrevista ao portal de notícias da Globo.
No famigerado vídeo aparece a marca da Per'fa Alimentos na embalagem que seria dos supostos "ovos de plástico". Em contato com o G1, a empresa, cuja sede fica na cidade de Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, esclarece que todas as suas granjas ficam no Brasil e que são auditadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), selo emitido pelo Ministério da Agricultura. Além disso, conforme o comunicado enviado pela Per'fa, ela "está tomando as medidas judiciais cabíveis para identificar os autores do vídeo e os responsáveis pela divulgação".
Nota
Em suas redes sociais, a distribuidora mineira de ovos publicou uma nota de esclarecimento dizendo que "apesar de acreditar que os consumidores conseguem perceber as inverdades contidas no vídeo, o nome da empresa está sendo exposto de maneira indevida e ilegal, associando-a a uma fraude". Ainda no comunicado, a Per'fa declara que "há mais de 30 anos fornece produtos dentro de um rigoroso controle de qualidade".
Confira, abaixo, o vídeo polêmico que vem sendo compartilhado na internet: