Liderado pela pesquisadora Renata Torrezan, o estudo testou a aceitação da redução dos ingredientes em produtos usuais da dieta dos jovens e averiguou como eles a percebem e se teria efeito na opção de consumo. A conclusão, sustentada por análises sensoriais, mostra que a redução percebida não prejudicou a aceitação dos produtos e que eles continuariam sendo consumidos.
Foram alcançadas diminuições expressivas, até o limiar de continuidade de aceitação dos três ingredientes nos produtos. As pesquisadoras reduziram 50% do açúcar em relação ao valor médio encontrado em néctares disponíveis no mercado. Este tipo de bebida contém cerca de 30% de polpa de fruta e pode ser adoçada. Só podem ser rotuladas como "suco" as bebidas contendo apenas ingredientes naturais sem conservantes, corantes artificiais nem adoçantes.
A quantidade de sódio aprovada foi 20% menor que a da formulação padrão registrada no guia de boas práticas nutricionais para pão francês da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicado em 2012. Já a gordura foi reduzida em 70% comparando-se ao valor médio obtido de produtos disponíveis no mercado (após fritura) e das batatas de redes de lanchonetes.
Segund a Embrapa, a pesquisa foi elaborada com o objetivo de apoiar as iniciativas do Ministério da Saúde para a redução do consumo dessas substâncias e estímulo à ingestão de frutas e vegetais, visando uma alimentação mais saudável para a prevenção e redução das doenças crônicas não transmissíveis, que são as principais causas de morte no mundo.
Essas doenças constituem o problema de saúde de maior magnitude no Brasil e correspondem a cerca de 70% das causas de mortes. São doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida, de longa duração, tais como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, insuficiência renal crônica, obesidade, câncer e doenças respiratórias.
"Devido às mudanças, exigências e conveniência da vida moderna, muitos dos brasileiros consomem produtos alimentícios industrializados ou se alimentam fora dos seus lares.
(com assessoria de comunicação da Embrapa Agroindústria de Alimentos).