
Estudar quais os fatores influenciam na compra de alimentos é um tema bastante explorado pelo autor principal do estudo, Dipayan Biswas. "Eu tenho trabalhado, por um tempo, nos efeitos de fatores ambientais e atmosféricos no comportamento de compra de alimentos. Por exemplo, anteriormente estudei os efeitos da luz ambiente", conta o professor da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos.
Biswas conduziu o estudo em um café em Estocolmo, na Suécia. Para a análise, tocou vários gêneros musicais a 55 e 70 decibéis. Quando as canções eram tocadas, os cientistas monitoravam os pedidos dos clientes. Os ingredientes do menu tinham as seguintes categorias: saudáveis, não saudáveis e neutros – usada para itens como café ou chá.
O experimento durou vários dias e foi feito em horários distintos. Os pesquisadores descobriram que 20% a mais de clientes pediram um prato não saudável quando expostos a música ambiente mais alta, quando comparados aos que passaram pela experiência com uma trilha sonora mais tranquila.
Os pesquisadores explicam que a música mais suave tem um efeito calmante, tornando as pessoas mais conscientes do que pedem. Isso, normalmente, resulta em escolhas mais saudáveis, como uma salada para a refeição. Ambientes com som muito alto, por outro lado, aumentam a estimulação e o estresse, inspirando os clientes a desejar um cheeseburger com batatas fritas, por exemplo.
Biswas explica que, embora estudos anteriores tenham analisado aspectos variados do impacto do ambiente na venda de alimentos, como iluminação, aroma e decoração, o trabalho liderado por ele é o primeiro a analisar especificamente como o som ambiente interfere nas escolhas alimentares. O cientista acredita que a descoberta poderá ajudar os estabelecimentos comerciais em estratégias de marketing. "Restaurantes e supermercados que querem ter um nível maior de vendas de alimentos saudáveis devem ter música ambiente de baixo volume, enquanto a música ambiente de alto volume levaria a maiores vendas de alimentos não saudáveis", resume.
O cientista adianta que a pesquisa terá continuidade, com o objetivo de entender melhor os fatores que influenciam a compra de alimentos. "Tenho projetos em andamento examinando outros aspectos dos fatores ambientais. Esses projetos utilizam os dados da pesquisa que examina os efeitos do volume da música ambiente", diz.