De acordo com o cirurgião ortopédico Kim L. Stearns, do Hospital Luterano de Cleveland, nos Estados Unidos, em entrevista para o portal americano Insider, estalar as articulações ou as juntas são "algo com ocorrência normal e comum".
O ruído característico do estalo, que parece ser a indicação de que algo não vai bem, conforme consta em artigo da revista científica Harvard Health Publishing, nada mais é do que "bolhas estourando no líquido sinovial, que é o fluido que ajuda a lubrificar as articulações".
Como mostra o site Insider, na prática, não há uma conexão conhecida entre estalar as articulações e o surgimento de artrite – considerando apenas o hábito casual. Portanto, quando sua mãe dizia que esse movimento característico das mãos e dos dedos poderia causar inflamação, a Ciência não conseguiu comprovar a teoria das progenitoras.
Na verdade, muitos reclamam do barulho do estalo, porque consideram algo irritante para quem está à volta.
Confira, abaixo, a explicação científica do estalo (em inglês):
Ainda assim, um estudo publicado no periódico científico Annals of the Rheumatic Diseases descobriu que os indivíduos que estalam os dedos regularmente eram mais propensos a ter menos força nas mãos ao apertar, bem como apresentar mais inchaços nessa região, do que aqueles que não eram "estaladores habituais".
Outro problema relacionado aos estalos, segundo o cirurgião Pedro Beredjiklian, do Instituto Rothman da Filadélfia (EUA), em entrevista para a revista americana Time, é que o barulho pode representar defeitos na região de ligação dos tendões aos ossos ou devido a formações irregulares das articulações. Neste caso, é preciso atenção, especialmente se o estalo ou estalido constante se dá no pescoço, no ombro ou no joelho. Ainda conforme o médico, essas sensações de estalo podem levar a danos ou lesões em longo prazo, mas, em última análise, dependem da anatomia de cada pessoa.
O Insider lembra ainda que a razão pela qual sentimos a necessidade de estalar uma articulação é para aliviar uma tensão, um desconforto ou pelo movimento inadequado dos ossos e da musculatura em torno dessa articulação. Porém, o ideal é deixar que profissionais como quiropráticos e fisioterapeutas realizem o "estalo", já que podem ajudar a descobrir o que está causando o problema ou a necessidade constante de fazer essa ação.