"As alterações no tecido gorduroso em conjunto com modificações na circulação, hormonais aumentam o tecido fibroso são alguns fatores que causam aparência de casca de laranja na pele. Nos graus avançados a celulite pode até causar dor, porque promove a compressão de terminações nervosas locais", explica a fisioterapeuta Ingrid Peres, da Onodera Estética.
Abaixo, a especialsta dá algumas dicas para prevenir e tratar o problema:
Alimentação
Apostar numa dieta balanceada ajuda na redução da gordura corporal e, consequentemente, na melhora da aparência da pele. Um cardápio composto por frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras é importante para que os antioxidantes possam ajudar na eliminação de toxinas. "O consumo em excesso de refrigerantes, doces e sódio pode aumentar o problema, porque fazem o organismo reter mais líquido", comenta a fisioterapeuta.
Hidratação
É rpeciso seguir a recomendação de ingestão de dois litros de água por dia para ajudar na eliminação das toxinas. Grande parte delas são expulsas do organismo por meio do suor e da urina.
Exercícios físicos
A prática de atividade física favorece a queima da gordura, além de melhorar o metabolismo e a circulação sanguínea. "Alterne exercícios aeróbicos e de fortalecimento para eliminar gordura e combater a flacidez", recomenda a especialista.
Abandone o cigarro
Fumar prejudica a circulação, diminui a quantidade de oxigênio e nutrientes e aumenta a produção de radicais livres. Estes fatores, juntos, estimulam o aparecimento da celulite, alerta a fisioterapeuta..