
"Esse é mais um ato de gentileza! O Instituto Amado nos procurou e acionamos toda operação da prefeitura que vai alegrar a cidade. Participaram a Sudecap, a secretaria municipal de Política Urbana, a secretaria municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e também do Movimento Gentileza. Isso é amor pela cidade, essa é uma equipe apaixonada", comenta o prefeito Alexandre Kalil.
O Instituto Amado realizou um chamamento público e selecionou 57 artistas que pintaram os painéis, simultaneamente. Cada selecionado recebeu da PBH um kit com materiais de pintura e uma ajuda de custo de R$ 300 do Instituto Amado.

Um dos artistas, Rodrigo Scalabrini, conhecido como Kaos, já participou do Movimento Gentileza com intervenções artísticas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos da PBH. Para ele, o grafite é uma arte que foi muito marginalizada, mas, agora, vem ganhando espaço nas ruas de Belo Horizonte, agregando valor cultural para a cidade.
Participando pela primeira vez de uma ação do Movimento Gentileza, a artista Maria Raquel Bolinho, conhecida por grafitar bolinhos (cupcakes) pela cidade, é outra artista selecionada para pintar os tapumes da Praça da Liberdade. "Estou fazendo os bolinhos das Meninas Super Poderosas, é um desenho importante que traz uma pitada de feminismo para a cabeça das crianças. Eu queria um lugar especial, movimentado e aqui acredito que seja o lugar ideal", comenta a artista.
Os painéis vão ficar expostos para população da capital mineira até a conclusão das obras da praça, prevista para o final deste ano.
Confira, abaixo, outras obras que estão enfeitando os tapumes da Praça da Liberdade:






(com portal da PBH)