Ainda conforme o Google, o Brasil é o primeiro país do mundo a implantar o app de forma nacional. "A ideia é que usuários ofereçam caronas uns aos outros aproveitando espaços vazios em carros das grandes cidades todos os dias", informa Douglas Tokuno, CEO do Waze no país, em comunicado enviado à imprensa.
Para quem acha que aplicativo de transporte remunerado de passageiros ainda transmite insegurança, o Google esclarece que no Waze Carpool é possível configurar as corridas, como, por exemplo, optar por motortistas que sejam do mesmo sexo do passageiro ou que trabalhem na mesma empresa.
O foco do app, que já está disponível na Google Play, de acordo com Tokuno, é que seja entendido como um compartilhamento do custo da viagem, de forma a cobrir apenas os gastos do trajeto, sem intenção de gerar lucro para o motorista "solidário". Uma prova disso é que são permitidas apenas duas viagens por dia.
O custo das corridas no Waze Carpool devem ficar entre R$ 4 e R$ 25, de acordo com a distância percorrida, como esclarece o Google Brasil..