Uma investigação feita pela FDA resultou no recall de mais de 50 medicamentos que contêm N-nitrosodimetilamina. Esta substância foi classificada pela agência americana como cancerígena, o que significa que tem o potencial de causar câncer. Só que ela está presente em pelo menos 55 remédios intitulados Valsartana, normalmente prescritos para pacientes com insuficiência cardíaca e pressão arterial elevada.
A lista do recall da FDA é longa, incluindo Valsartana em diferentes dosagens e quantidades. Mas, cabe lembrar que a medida é válida apenas para os Estados Unidos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reconhece o efeito negativo da N-nitrosodimetilamina, desde 2001, mas liberou o registro de fármacos Valsartana que não contenham tal substância.
Na nota enviada à imprensa, Scott Gottlieb, comissário da FDA, afirma que a agência está comprometida com o padrão máximo de segurança e eficácia. "Isso inclui nossos esforços para garantir a qualidade dos medicamentos e a maneira segura com que eles são fabricados.