Revista Encontro

Brasil

Jovens têm baixo desempenho em Português e Matemática no ensino fundamental

Levantamento do MEC aponta problema especialmente no 5º e no 9º ano

Encontro Digital
Levantamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado nesta quinta, dia 30 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que os jovens que deixam o ensino fundamental no Brasil apresentam desempenho pior do que quando entraram na escola.

As provas que avaliam os estudantes de escolas públicas em Língua Portuguesa e Matemática revelam que os alunos chegam a um nível maior de aprendizagem nas disciplinas no 5º ano do que no 9º ano, quando deixam o ensino fundamental.

O levantamento mostra ainda que, quando fazem a avaliação no 5º ano, os estudantes ficam, em média, no nível 4 de proficiência, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática – numa escala que vai de zero a nove, em Português, e de zero a 10 em Matemática.
De acordo com os critérios do MEC, no nível 4, os estudantes aprenderam o básico em ambas disciplinas.

No 9º ano, o resultado piora. Em média, os estudantes estão no nível 3 nas duas disciplinas fundamentais do currículo escolar, o que significa que não alcançaram nem mesmo o nível básico e tiveram uma proficiência insuficiente. Nessa etapa, a escala vai até oito em Português e nove em Matemática, mas os critérios do MEC para classificar a aprendizagem como suficiente permanecem os mesmos.

Na avaliação do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização da avaliação do ensino fundamental, há avanços, sobretudo no 5º ano, em ambos os componentes avaliados. A pasta reconhece que no 9º ano, "os avanços foram menores".

Os resultados são do Saeb, aplicado em 2017 aos estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, além dos estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas de forma censitária e para estudantes de escolas particulares de forma amostral. Cerca de 77% dos estudantes participaram das provas, totalizando cerca de 5,5 milhões de alunos de 73 mil escolas.

(com Agência Brasil).