Levantamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado nesta quinta, dia 30 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que os jovens que deixam o ensino fundamental no Brasil apresentam desempenho pior do que quando entraram na escola.
As provas que avaliam os estudantes de escolas públicas em Língua Portuguesa e Matemática revelam que os alunos chegam a um nível maior de aprendizagem nas disciplinas no 5º ano do que no 9º ano, quando deixam o ensino fundamental.
O levantamento mostra ainda que, quando fazem a avaliação no 5º ano, os estudantes ficam, em média, no nível 4 de proficiência, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática – numa escala que vai de zero a nove, em Português, e de zero a 10 em Matemática. De acordo com os critérios do MEC, no nível 4, os estudantes aprenderam o básico em ambas disciplinas.
No 9º ano, o resultado piora. Em média, os estudantes estão no nível 3 nas duas disciplinas fundamentais do currículo escolar, o que significa que não alcançaram nem mesmo o nível básico e tiveram uma proficiência insuficiente. Nessa etapa, a escala vai até oito em Português e nove em Matemática, mas os critérios do MEC para classificar a aprendizagem como suficiente permanecem os mesmos.
Na avaliação do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização da avaliação do ensino fundamental, há avanços, sobretudo no 5º ano, em ambos os componentes avaliados. A pasta reconhece que no 9º ano, "os avanços foram menores".
Os resultados são do Saeb, aplicado em 2017 aos estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, além dos estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas de forma censitária e para estudantes de escolas particulares de forma amostral. Cerca de 77% dos estudantes participaram das provas, totalizando cerca de 5,5 milhões de alunos de 73 mil escolas.
(com Agência Brasil)
BRASIL
Jovens têm baixo desempenho em Português e Matemática no ensino fundamental
Levantamento do MEC aponta problema especialmente no 5º e no 9º ano
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação